Como colocar papel de parede é uma pergunta muito relevante de se fazer caso você esteja dando uma repaginada na decoração da sua casa por conta própria.
Existem vários aspectos desse processo que você precisa entender para conseguir uma aplicação do papel com qualidade e que dure, afinal tem que ser algo duradouro.
Então vamos passar ótimas informações para você além de lhe mostrar um processo bem detalhado de como colocar o seu papel de parede.
Conferindo se o papel de parede é de qualidade
Essa é uma parte muito necessária da colocação de um papel de parede, a verificação de qualidade.
É necessário que seu material seja bom e o preço não é o melhor indicador para isso.
Primeiramente verifique com o vendedor quantas camadas o seu papel de parede possui, o ideal é que ele possua três camadas, uma superficial que normalmente é a da frente onde as estampas são colocadas, uma no meio que irá separar as camadas e outra na parte de trás que irá ser colada na parede.
Tendo essas três camadas já é possível ver o que o material possui uma boa estrutura.
Outro ponto de extrema importância é você verificar se o papel de parede possui os selos dos órgãos do governo responsáveis por avaliar a qualidade do produto, pois ele tem que passar por certos padrões de segurança antes de ser instalado na sua casa, como não ser altamente inflamável.
Então além de verificar isso você mesmo, questione seu vendedor sobre isso.
Caso você contrate alguém para fazer a instalação para você, questione se ele verificou a qualidade do produto que está sendo instalado na sua casa.
Materiais necessários antes de aprender a como colocar papel de parede
– Uma trena para fazer as medições, ou alguma outra ferramenta de sua preferência, mas que consiga medir distância de uma parede por completa.
– Papel de parede de sua preferência, compre em uma loja de qualidade afinal o papel de parede tem que durar, e pense na sua decoração e como ela vai combinar com o papel de parede.
– Cola para papel de parede, a loja em que você comprar o papel de parede com certeza irá possuir o material.
– Pincel ou rolo para a aplicação da cola na parede.
– Uma tesoura e uma faca pequena para corte com um bom fio, essas ferramentas são as melhores para cortar o papel mesmo nos cantos.
– Um pano limpo para alisar o papel de parede quando ondulações surgirem.
1 – Preparação
A primeira coisa a se fazer é preparara a parede em que o papel vai ser colocado.
Confira se ela está limpa, livre de mofo de humidade e de terias de aranha, além de outras sujeiras superficiais que possam ser removidas com uma simples vassoura.
Depois remova qualquer prego, parafuso ou outro elemento que possa prejudicar o seu papel de parede.
Caso tenham buracos, preencha-os com materiais adequados como massas especificas para isso encontradas em lojas de materiais de construção.
Se houver algum desnível na parede tente remover com uma lixa, apenas se sua parede não estiver pintada, pois isso pode prejudicar a sua pintura e depois caso você queira remover o papel de parede pode ser um problema.
2 – Escolhendo o lugar da parede para começar
A instalação do papel de parede é feita aos poucos, em partes.
Então escolha uma localização da parede em que você não irá ter tantas dificuldades, com poucas tomadas e com poucas entradas.
3 – Medição
Você deve medir a parede onde ele vai ser colocado, tanto na medida vertical quanto horizontal.
E adiciona 15 centímetros em cada lado dessa medida, então corte o papel na medida com as adições.
Essa adição irá fazer garantir que independente de um erro de medição ou uma parede com desnível o papel de parede seja adicionado na medida certa.
4 – Colando o papel de parede
Com a cola que você adquiriu com o papel você vai espalha-la na parede onde o papel vai ser colado.
Você pode usar um pincel ou até mesmo um rolo para distribuir a cola na parede, o importante é que ela fique uniforme e sem muitos relevos, isso vai prejudicar o seu papel de parede.
Agora para aplicar o papel comece de cima e vá descendo colando do meio para as extremidades.
Use um pano para alisar o papel depois de fixado, isso vai remover qualquer bolha de ar ou ondulação presente no papel.
5 – Cortando as sobras
Agora você deve cortar as sobras do papel que ficaram de fora da medição e que ficaram de fora da parte colado, isso vai permitir você continuar colando e moldando no resto da parede o seu papel.
6 – Área de encaixe
Para fazer a área de encaixe você deve pensar que se seu papel tem padrões es desenhados nele como bolas, quadrados ou listras, você deve colar a segunda metade de forma que encaixe com essa primeira, ou seja, faça com a parte do papel que foi cortado para colocar a primeira parte.
Assim não ficara um padrão errado na sua parede, o que ajuda muito na decoração.
Faça isso com os cantos das paredes também, caso você for aplicar em mais de uma parede no mesmo cômodo.
7 – As tomadas e interruptores
Essas partes são bem chatinhas de fazer, afinal caso você faça errado elas podem deixar seu papel meio torto na parede.
Então antes de colar o papel coloque ele na parede que tiver esses elementos e faça um furo bem no meio, e depois com uma tesoura corte na medida da tomada ou interruptor.
Assim o encaixe vai ser perfeito.
8 – Recorte a sobra ao redor de janelas e portas
Essa parte é um acabamento necessário para que fique tudo perfeito no final, o corte vai ser bem simples de fazer e a chance de você errar é bem baixa, mas mesmo assim faça devagar para evitar qualquer problema.
Basta retirara as sobras de forma retilínea a linha da parede com a janela.