Grama bermuda – Aprenda a plantar e a cuidar!

Quando falamos de jardim o seu gramado com certeza vem em mente e por isso vamos falar da grama bermuda, uma espécie de grama muito usada para fazer um jardim caseiro.

Vamos mostrar como planta-la e como cuidar dela, para que você possa ter uma lindo gramado compondo a decoração de sua casa.

Características da grama bermuda

espécie grama bermuda

Ela possui folhas um pouco mais finas que outras espécies de grama, além disso é uma das mais usadas, tanto em gramados caseiros como em gramados para esporte, como campos de futebol.

Isso vem da sua resistência e facilidade em crescer em diversos ambientes, possui uma boa resistência ao calor e mesmo que se deteriore um pouco volta a crescer rapidamente.

Como plantar a grama bermuda

grama palntada

Se você for fazer o plantio com sementes a primeira coisa a se fazer é começar pelo solo, você tem que prepara-lo da maneira certa.

Comesse removendo sujeiras, pedras e galhos do local, depois faça o terreno ficar regular para facilitar o crescimento da grama.

Coloque fertilizante para nutrir melhor o solo, o fertilizante tem que ser especifico para grama, para conter os nutrientes certos como Nitrogênio e potássio.

Agora é hora de espalhar a semente no solo, o ideal é plantar 1 a 2 quilos de sementes de grama para 800 a 100 metros quadrados de terreno, isso garante um bom crescimento dela.

Depois disso você deve cobrir as sementes com meio centímetro de terra um pouco a mais ou a menos não tem problema, mas tente se manter nessa faixa.

Você deve manter uma irrigação de até duas vezes ao dia no começo, dependendo da temperatura da região, pois facilita o crescimento, mas não exagere, o terreno deve ficar úmido não alagado.

A grama deve começar a crescer em uma a duas semanas.

Cuidados para se ter com a grama bermuda

Agora vamos falar dos cuidados que você deve ter após o gramado já estar estabelecido.

Fertilizando

gramado fertilizado

A quantidade de fertilizante vária com a necessidade do seu solo, para isso existem testes que agropecuárias vendem, mas para você que não quer er tanto trabalho, podemos dar uma média da quantidade necessária em geral nos gramados, que é de 10 Kg po 100 metros quadrados de gramado plantado.

Irrigando

irrigação no jardim

A irrigação se torna muito menos constante, duas vezes na semana já costumam dar conta do recado. Irrigue de forma a não prejudicar o solo, ou seja nada de um jato forte diretamente em um único pinto, espalhe bem a água.

Livrando-se de pragas

Para se livrar de outras plantas prejudiciais para seu gramado, é necessário comprar um produto que não as deixe crescer, existem vários no mercado, mas qualquer um que você for comprar teste em uma pequena parte do gramado, isso lhe dará a segurança de que não é prejudicial para o seu gramado.

Podando

Na hora de cortar o seu gramado é importante pensar na altura que você quer que ele fique, uma boa altura é de mais ou menos 1 centímetro, podendo variar um pouco sem problemas.

Essa altura vai deixar uma boa ventilação no seu gramado e isso irá diminuir o crescimento de fungos no seu jardim.

Além disso com essa altura a irrigação fica mais eficiente permitindo folhas mais saudáveis.